segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Yes, Eu também Sei fazer um Método!

BEM , AMIGOS DA TAQUIGRAFIA,uma coisa interessante descobri: fazer um método taquigráfico não é lá tão difícil assim. Principalmente, é claro, porque sou consciente que encontrei o pratinho já quase feito. Senão vejamos: a escola taquigráfica inglesa, cujo representante maior foi, Samuel Taylor, há séculos padronizou os sinais taquigráficos,ao postular que os mesmos deveriam ter formas geométricas (retas, semicírculos e círculos).
Gabelsberguer, maior taquígrafo alemão, nos presenteou com a noção de "cursividade", ou seja, a de que os sinais taquigráficos deveriam ter um perfil assemelhado ao das letras do alfabeto comum
Não é, por acaso, que os métodos contemporâneos sejam geométricos e cursivos ao mesmo tempo.
Para finalizar, tivemos o importante trabalho de Oscar leite Alves, que no seu livro "Novo Método de Taquigrafia" desenvolveu uma método , cujos sinais se adaptavam às particulares fonéticas da Língua Portuguesa. É claro que poderia citar aqui outros renomados autores, mas os comentados já são muito mais que suficiente para a exposição do meu pensamento.
O que me restou fazer? Apenas uma nova reconfiguração nos valores fonéticos dos sinais e uma criaçãozinha ali outra aqui...e pronto! A tarefa estava acabada.
Portanto, obrigado Taylor, Gabelsberguer e Leite Alves ... o meu reconhecimento pelas grandes lições de taquigrafia ensinada por estes séculos!Retransmitirei a herança taquigráfico-cultural que vossas mentes brilhantes transmitiram e que está expressa no método que elaborei ( e em tantos outros) denominado "Taquigrafia Fácil". Não é um método exclusivamente meu,( a mim falta a miraculosa genialidade de elaborar um método taquigráfico a partir do zero) mas um sistema reconhecidamente eclético...
Aliás, vou lançar um DESAFIO ( no sentido cultural, é claro!): alguém conhece um método taquigráfico contemporâneo no Brasil que não seja também ECLÉTICO?
Quem conhecer mande para cá que eu publicarei!

CONHEÇA O "TAQUIGRAFIA FÁCIL" - UM MÉTODO ECLÉTICO, acessando o blog:
taquigrafiafacil.blogspot.com

Nenhum comentário: